Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

MInsane :: Official Madonna Fan Club/Brasil

Álbuns

Hard candy

Minsane

O doce mais pegajoso de Madonna. Depois do estrondoso sucesso de Confessions on a Dancefloor, Madonna surpreende os fãs com mais um álbum de sucesso mundial e mostrando que em time que se está ganhando, mexe-se sim e muito.

Produção: Madonna, Stuart Price, Mirwais Ahmadzaï e Bloodshy & Avant
Data de Lançamento: 14/Novembro de 2005 (Mundo) 15/Novembro de 2005 (E.U.A.)
Vendagem no Brasil: 125 Mil cópias
Vendagem nos EUA: 1.800.000 milhão de cópias
Vendagem no Mundo: 10 milhões de Cópias
Pico na Billboard: 1º lugar

Review

Por Pablo Lopez Queiroz

MinsaneRecebi o novo CD da Madonna, Hard Candy e dando o braço a torcer, devo admitir, o CD é bom! Não chega aos pés da trilha sonora do fim do mundo, mas as músicas do mais recente trabalho da cantora são bem interessantes! O único problema é que o produto é bom, exatamente por não soar como um CD da Madonna, mas sim como algo que já ouvimos em um CD do Timbaland, Justin Timberlake, Britney Spears ou Pharrel!

Conheci e me interessei pelo trabalho de Madonna, no final da década de 90, com o lançamento do CD Ray of Light. Após a maternidade e alguns anos sem um CD inédito, a cantora ressurge mais amadurecida, deixando o teatralismo burlesco e ultra-sexual de lado e se dedicando a assuntos mais ”consistentes”, como a busca espiritual pela Cabala e a Yoga.

De fato, creio que só Marilyn Manson, sem costelas, louvando o inferno e de cinta liga no palco, viria a chocar tanto ou mais do que Madonna antes de Ray of Light! A releitura de Manson do clássico “Like a Virgin” é um cover que qualquer colecionador e fanático por Madonna deveria ter.

Ainda não chegamos ao meio de 2008, mas esse já desponta como um grande ano para a cantora. A indução ao Rock N’ Roll Hall of Fame e ano de Hard Candy, seu mais novo trabalho, com lançamento confirmado para 29 de abril. Mesmo com tamanho sucesso soa estranho o nome da cantora  ao lado de figuras como Patti Smith, Van Halen, R.E.M., Sex Pistols, Buddy Guy, U2, AC/DC, The Clash, David Bowie, Led Zeppelin entre muitos outros componentes do Hall of Fame. Tem muito roqueiro radical se revirando no túmulo!

MInsaneHard Candy é um álbum sem a personalidade marcante de Madonna e diferente de qualquer coisa que ela já tenha feito. Ouvimos de tudo um pouco, menos Madonna em sua própria essência. O estilo de cantar, a presença, as letras que fizeram de Madonna, um mito,  estão todas presentes, mas em segundo plano e submersas por batidas, efeitos e experimentações não muito criativas de seus produtores. Não é a toa que em muitos momentos ficamos com a incomoda impressão de já ter escutado a mesma batida, a mesma introdução, ou a mesma melodia em uma outra música qualquer.

No passado produtores como Jellybean, William Orbit, Mirwais, Stuart Price e Babyface apenas poliam um som já comprometido com o estilo da cantora. Em Hard Candy os produtores encarregados são o badaladíssimo Timbaland, a dupla The Neptunes e o DJ Nate “Danja” Hills, responsável pelo último lançamento de Britney Spears, Blackout.

O produto é tão diferente que ainda me questiono o que uma faixa como “Incredible”, com um ar infantilóide e algo que até Hillary Duff ou Jennifer Lopez se recusariam a cantar, faz em um CD como esse. Mas ok, passável! Estamos falando de Madonna que de tanto se reinventar parece estar perdida sob uma tonelada de estilos e entre suas múltiplas personagens, o que ela encarna muito bem a cada novo trabalho.

O CD abre com a faixa “Candy Shop”, algo que veríamos facilmente em um CD de Britney Spears, recheada de frases com duplo sentido e a batida inconfundível de Pharrel Williams (N.E.R.D e The Neptunes). Logo em seguida, o primeiro single do álbum, “4 Minutes”, um dueto original com Justin Timberlake e que mostra por que ele é hoje considerado o “queridinho” do Pop no mundo todo. “Give It 2 Me” é uma faixa com uma batida alegre e completa a trinca dançante que abre o CD. A faixa já é confirmada como o segundo single de Hard Candy, o que soa como uma grande idéia.

Uma boa surpresa, a faixa “Miles Away”, que acaba com a má impressão deixada por “Heartbeat”, não exatamente uma faixa ruim, mas menos criativa e um tanto deslocada, que destoa do estilo do CD. “Miles Away” poderia muito bem ter sido lançada no álbum Music, a faixa é uma balada up-tempo, ao melhor estilo “Don’t Tell Me”, que mantém uma levada folk dançante, com violões, um coro discreto e uma melodia bem trabalhada, própria para o estilo mais alternativo do álbum de 2000.

“She’s Not Me”, sem dúvidas a melhor faixa de Hard Candy, “Incredible” e “The Beat Goes On” são bastante influenciadas pelo R&B e pelo hip-hop americano do final dos anos 80 e começo dos anos 90.  A última em uma versão bem diferente do que os fãs puderam escutar em setembro, quando a faixa foi liberada para deleite dos mais aficionados.

Para quem vivia nas matinês da década de 90, um prato cheio.

“Dance 2night” a nona faixa do álbum, possui uma levada mais funkeada, com linhas de baixo bem pronunciadas, aliás, impecáveis ao longo de todo o CD.  Em alguns momentos os sintetizadores lembram “The Way I Are” do próprio Timbaland, o que não conta muito a favor, mas também não comprometa a faixa.

“Spanish Lesson” é uma dançante e empolgante interpretação ao melhor estilo dramalhão mexicano. Cantada em inglês e espanhol é um dos grandes destaques do CD e nada que, graças a Deus, lembre um revival sem criatividade de “La Isla Bonita”.

Outra grande surpresa de Hard Candy é a faixa, “Even The Devil Wouldn’t Recognize You” uma baladona com linhas de piano e que em alguns momentos lembra “Cry Me A River” ou “What Goes Around… Comes Aroud” de Justin Timberlake.

A faixa “Voices” fecha o CD e completa de uma vez por todas a salada mista mais eclética do mercado fonográfico de 2008 e mais uma vez com um sentimento de decepção. Com uma levada árabe e lembrando vagamente “Frozen”, não pode ser considerada ruim, assim como “Heartbeat”, mas como destoante de todo o estilo do ábum e até por que não do próprio estilo da cantora.

A influência de Timbaland, Pharrel e DJ Danja são predominantes em Hard Candy, mas o estilo inconfundível de Madonna e a mescla, mais do que provável, desses artistas faz de cada faixa algo extremamente diferente e inovador, mas mesmo o bom gosto prevalecendo, na há liga, há muita dissonância de estilos e, mesmo dançante, soa datado e (felizmente) bem menos afetado do que o material antigo da cantora.

Alguns dirão que nesse mais recente trabalho, Madonna se rendeu de vez a dance music, outros ao hip-hop, e muitos dirão que o álbum soa mais forte ao estilo R&B. O interessante é que a artista se sobressaí mais uma vez, não como cantora, sua voz contiu imersa sob milhões de efeitos, mas com letras finalmente inteligentes, outra vez abusadas e com tamanho duplo sentindo quanto a sensualidade da cantora.

Ponto alto para a participação de Justin Timberlake. Um dos pontos negativos do CD foi a não inclusão da faixa “I Could Be The Devil”, lado B do single de “4 Minutes To Save The World” no produto final, facilmente seria a segunda melhor faixa de Hard Candy.

O último trabalho de Madonna não é um álbum ruim, apenas muito distante de seu estilo e apesar de bastante inovador, a maioria das faixas, em algum momento, lembram demais as composições de seus próprios produtores.

Para os fãs de carteirinha a versão japonesa do CD sairá com uma faixa extra intitulada “Ring My Bell“.

Nada extraordinário para o padrão Madonna, mas dançante… e não é isso o que importa, afinal?

"I'm going to kick your ass, but it's going to make you feel good" (eu irei dar um chute no seu trazeiro, mas irá fazer você se sentir melhor). Madonna, sobre o novo álbum.

os minsanos falam...

E nossos associados também mandaram suas opiniões sobre o novo álbum. Clique aqui.

Créditos

Produção

Produção Executiva: Madonna
faixas 1, 3, 4, 6, 7, 8, 10 e "Ring My Bell": produzido por The Neptunes. co-produzido por Madonna.
faixas 2, 5, 11, 12: produzido por Timbaland, Justin Timberlake e Danja.
faixa 9: produzido por Timbaland e Justin Timberlake. co-produzido por Hannon Lane. Produção adicional por Demacio "Demo" Castellon.
faixa 12: co-produzido por Hannon Lane.
"4 Minutes (Peter Saves New York Edit)" e "4 Minutes (Peter Saves New York)": Remixado por Peter Rauhofer for Unique Productions. Produção adicional por Eric Kupper.
"4 Minutes (Junkie XL Remix Edit)": Produzido, mixado e masterizado por Junkie XL in the Computer Hell Cabin. Additional Sound Design by André Ettema e Sam Estes.
"Give It 2 Me (Paul Oakenfold Edit)": Remixado por Paul Oakenfold. Produção adicional por Ian Green.
"4 Minutes (Tracy Young House Edit)" e "4 Minutes (Tracy Mixshow)": Produzido e remixado por Tracy Young. Produção adicional por Joseph Carrano.
"4 Minutes (Rebirth Remix Edit)": produzido por Demacio "Demo" Castellon. Produção adicional e remixagem por Vincent di Pasquale e Larry Grant.

Vocais: Madonna
faixa 2: vocais por Madonna, Justin Timberlake e Timbaland
faixa 8: Rap por Kanye West
Vocais Adicionais: Pharrell Williams
faixas 5, 9, 11, 12: Background Vocals: Justin Timberlake
Gravado por Spike Stent, Andrew Coleman e Alex Dromgoole at Sarm Studios, London
Assistentes de gravação: Graham Archer e Nate Herwick
Mixado por Spike Stent e Andrew Coleman at the Record Plant, CA
Projetado por Andrew Coleman
faixas 2, 5, 11, 12: Gravado por Marella "Ms. Lago" Araica e Demacio "Demo" Castellon
Programado e Mixado por Demacio "Demo" Castellon
Assistentes: Julian Vasquez, Vadim Chislov, Graham Archer e Fareed Salamah
Assistantes SCE: José e Joseph Castellon
faixa 9: Gravado por Demacio "Demo" Castellon
Guitarras: Justin Timberlake, Dan Warner, Wendy Melvoin, Darrell Pearson e Monte Pittman
Teclados: Hannon Lane e Danja
Tambores: Timbaland
Baixo: Darrell Pearson
Scratching: DJ Demo
Edição de Instrumentos: Ron Taylor
Strings: Stevie Blacke
Masterizado por: Chris Gehringer at Sterling Sound

Veja mais:

- Letras
- Vídeos
- Cifras
- Encartes (CD)
- Encartes (Edição Limitada)
- Charts

Fotografia: Steven Klein
Direção de arte e design: Giovanni Blanco
Empresário: Guy Oseary

Faixas

01. Candy Shop
02. 4 Minutes
03. Give It 2 Me
04. Heartbeat
05. Miles Away
06. She's Not Me
07. Incredible
08. Beat Goes On
09. Dance 2night
10. Spanish Lesson
11. Devil Wouldn't Recognize You
12. Voices

Ring My Bell (faixa extra da edição japoensa do álbum)

Extras

hard candy

hard candy madonna

madonna madonna

madonna madonna

madonna
Edição Limitada

Hard Candy
4 Minutes - Picture Disc

Madonna Madonna

Madonna

madonna
Edição Limitada em Vinil (LP + CD)

madonna
K7 da Indonésia

Singles

4 minutes

MinsaneProduzido por Madonna, Justin Timberlake e Timbaland
Produção adicional por Bob Sinclair, Cutee B., Junkie XL, Tracy Young, Joseph Carrano, Eric Kupper, Demacio 'Demo' Castellon, Vincent di Pasquale & larry Grant, Andre Ettema e Sam Estes
Mixagem por Junkie XL, Tracy young, Peter Rauhofer
Lançado em março de 2008
Pico no Hot 100 da Billboard: #3
Semanas BillBoard: #13

4 Minutes (Radio Edit)
4 Minutes (Instrumental)
4 Minutes (Bob Sinclar Space Funk Remix)
4 Minutes (Bob Sinclar Space Funk Edit)
4 Minutes (Junkie XL Remix)
4 Minutes (Junkie XL Remix Edit)
4 Minutes (Junkie XL Dirty Dub)
4 Minutes (Peter Saves London Remix)
4 Minutes (Peter Saves Paris Remix)
4 Minutes (Peter Saves Paris Mix Edit)
4 Minutes (Peter Saves New York Mix)
4 Minutes (Peter Saves The World Remix)
4 Minutes (Rebirth Remix)
4 Minutes (Rebirth Remix Edit)
4 Minutes (Rebirth Mix Edit)
4 Minutes (Rebirth Extended Mix)
4 Minutes (Tracy Young House Mix)
4 Minutes (Tracy Young House Edit)
4 Minutes (Tracy Young House Radio)
4 Minutes (Tracy Young House Dub)
4 Minutes (Tracy Young Mixshow)
4 Minutes (Timbaland's Underground Mobile Remix)

+++ Remixes:
4 Minutes (Cleo's Avantgarde Funk MIX)
4 Minutes (CLEOpatra's Forget About The TIME MIXSHOW)
4 minutes (CLEOpatra's Forget About The Time Radio EDIT)
4 Minutes (Edson Pride Save The World Radio Edit)
4 Minutes (Rafael Lelis Chumbo Edit)
4 Minutes (Rafael Lelis Chumbo Mix)
4 Minutes (Three Werq'n Bitches Vox Mix)

Give it 2 me

MinsaneEscrito por Pharrell Williams e Madonna
Produzido por The Neptunes
Co-produzido por Madonna
Mixado por Spike Stent e Andrew Coleman
Lançado em 14 de julho de 2008

Give it 2 Me (Album Version)
Give it 2 Me (Radio Edit)
Give it 2 Me (Video Version)
Give it 2 Me (Eddie Amador House Lovers Remix)
Give it 2 Me (Eddie Amador Club Mix)
Give it 2 Me (Eddie Amador Club Dub)
Give it 2 Me (Fedde Le Gre Mix)
Give it 2 Me (Jody Den Broeder Club Mix)
Give it 2 Me (Jody Den Broeder Club Dub)
Give it 2 Me (Paul Oakenfold Drums In Mix)
Give it 2 Me (Paul Oakenfold Extended Mix)
Give it 2 Me (Paul Oakenfold Dub Mix)
Give it 2 Me (Paul Oakenfold Edit)
Give it 2 Me (Paul Oakenfold Remix)

+++ Remixes:
Give It 2 Me (CLEOpatra's Tribute to Erika Club MIX)
Give It 2 Me (CLEOpatra's Tribute to Erika Radio Edit)
Give It 2 Me (Johnnie's Narcotic Tribal Mix)
Give it 2 me (Dubtronics Extended Version)

Miles Away

MinsanemadonnamadonnaEscrito por Madonna, T. Mosley, J. Timberlake e N. Hills
Produzido por Timbaland, Justin Timberlake e Danja
Programado e mixado por Demacio "Demo" Castellon
Edição por Ron Taylor
Lançado em 24 de novembro de 2008, na Europa e dia 16 de dezembro nos EUA.

01. Miles Away (Album Version)
02. Miles Away (Radio Edit)         
03. Miles Away (Thin White Duke Remix)             
04. Miles Away (Morgan Page Remix)    
05. Miles Away (Johnny Vicious Club Mix)            
06. Miles Away (Johnny Vicious Warehouse Mix)             
07. Miles Away (Rebirth Mix)      
08. Miles Away (Aaron LaCrate & Samir B-More Gutter Remix)

+++ Remixes:
Miles Away (Pigio Dj Mix)
Miles Away (Piano Version Edit by Osramboy)
Miles Away (Extended Mix)
Miles away (Dubtronics Extended Version)

Fatos Interessantes

- Madonna estrelou a campanha da Sunsilk (Seda no Brasil) e 4 minutes foi escolhida para a trilha sonora do comercial, dirigido por Logan, o mesmo do vídeo de get Together. Veja Abaixo:

 

- A música 4 minutes fará parte da trilha sonora do filme Agente 86, a ser lançado em junho de 2008.

- Hard Candy recebeu da Warner Music da Alemanha, o disco de platina pelo álbum com 200.000 cópias vendidas.

- Beat Goes On 'vazou' ano passado com o título de The Beat Goes On em uma versão completamente diferente da que está no álbum. Veja a letra desta outra versão, clique aqui.

- Acredita-se que o álbum chamaria Give It 2 Me, nome que aparece no cinto que Madonna usa no ensaio utilizado no álbum. No entanto, ela mudou de idéia e toda a arte do álbum foi mudada, aproveiteo-se o mesmo ensaio. As imagens abaixo foram divulgadas na internet e acredita-se que seja a primeira arte criada para o álbum.

Madonna madonna

madonna madonna

madonna madonna

madonna madonna

madonna madonna

madonna madonna

madonna madonna

madonna madonna

- Hard Cey tem a participação de grees nomes da música norte americana: o rapper Pharrel Williams, os cantores Justin Timberlake e Kanye West e o produtor Timbaland. Williams escreveu em parceria com Madonna seis das onze canções do disco.

- Madonna enviou uma mensagem para seus fãs sobre o lançamento de Hard Cey. Observe que no vídeo ela está nos bastidores da gravação do vídeo de Give It 2 Me:

- No vídeo abaixo, uma versão 4 Minutes acústica cantada pela dupla Alejandro Manzano e Stephen Hatker:

- E no próximo vídeo, temos a cantora Nelly Furtado cantando um trechinho de Give It 2 Me, em uma apresentação na cidade de Amsterdã:

 

 



MInsane :: Madonna Official Fan Club / Brasil The Red ((design&web))